10 dicas para selecionar oficina mecânica de câmbio automático (parte 2)
Dependendo do tipo de reparo que você precise, encontrar oficina mecânica de câmbio automático certa pode ser trabalhoso e desafiador. Para ter sucesso, é indispensável saber fazer as perguntas e avaliar os critérios certos – o que fica bem mais difícil para condutores inexperientes em carros automáticos.
Para ajudar você nesta missão, separamos 10 dicas que servem como um verdadeiro roteiro com check list. Confira, abaixo, e aproveite!
>>> Confira o a Parte 1 deste artigo, que apresenta as dicas de 01 a 05
6. Solicite orçamento por escrito em mais de uma oficina mecânica de câmbio automático
Se seu carro automático estiver precisando de manutenção, principalmente em casos de reparos grandes ou complexos, antes de fazer a escola da oficina é fundamental passar pela etapa dos orçamentos. Principalmente se você estiver buscando uma ofcina nova, onde ainda não é cliente regular.
É importante que os orçamentos sejam documentados, para garantir que você não irá pagar por serviços desnecessários. Tendo os orçamentos em mãos, fica mais fácil comparar o custo-benefício entre duas ou mais oficinas.
Há uma certa diferença de valores entre uma oficina e outra, mas geralmente esses valores não ultrapassam a margem de 50% de variação. Caso em alguma oficina fique muito mais caro que isso, talvez estejam sendo embutidos serviços desnecessários ou houve falha no diagnóstico do problema. Fique atento.
7. Peça que te expliquem até que você entenda
Às vezes algumas categorias profissionais, como o caso de mecânicos especializados em automáticos, tem o hábito de usar muitos termos técnicos. Isso dificulta a compreensão que alguém não é familiarizado com carros automático e pode tornar o esclarecimento das dúvidas do inalcançável.
No entanto, é fundamental que você, como cliente, entenda o que está sendo explicado, até para identificar se:
- o problema ao qual o mecânico se refere é o mesmo que você identificou no seu carro
- a peça que você está comprando é a correta
- qual o comportamento esperado do veículo após o reparo
- entre outros
Por isso, não tenha vergonha em perguntar sobre suas dúvidas quantas vezes for necessário. Caso o profissional não tenha clareza, paciência ou interesse em ajudar você a entender melhor sobre os cuidados com o seu veículo, sinal que não tem perfil para ser o seu mecânico de confiança.
8. Equipamentos especializados em carros automáticos
Certifique-se de que o estabelecimento disponha de aparelhagem adequada para detecção de falhas na elétrica e eletrônica do seu carro. Leve em conta que os automáticos atuais possuem muitos módulos e redes, o que exige equipamentos específicos, como scanner, osciloscópio, entre outros.
Uma boa oficina de câmbio automático possui, também, máquina de troca de óleo do câmbio e ferramentas específicas para reparo de cada modelo de câmbio (automático, automatizado ou CVT). Além disso, obviamente possui profissionais qualificados para fazer bom uso disso tudo.
Observe essas questões quando for visitar a oficina.
>>>>>>>>>>> Baixe agora o Guia rápido e prático do condutor de câmbio automático.
9. Organização da oficina mecânica de câmbio automático
Logo que entra na oficina você já deve ter a percepção de uma boa organização. Os equipamentos eletrônicos de teste e as ferramentas devem ficar em locais específicos, de forma organizada. Um carrinho de ferramentas não deve atrapalhar o acesso ao banheiro, por exemplo.
Certifique-se que existam bancadas e demais espaços adequados para a realização dos reparos, com organização suficiente para não perder nenhum componente da sua transmissão, quando estiver desmontada.
Verifique, também, se a oficina possui um “laboratório de reparos em transmissões”, que trata-se de um ambiente organizado, com iluminação e limpeza adequados para o reparo componentes delicados, como por exemplo o corpo de válvulas, considerado o “o cérebro da transmissão automática”.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Confira 8 dicas para organizar a sua oficina.
10. Limpeza da oficina e cuidados com a conservação dos veículos
Embora saibamos que não podemos esperar limpeza e organização semelhantes a ambientes hospitalares em oficinas de câmbios automáticos, também é inadmissível que o ambiente seja sujo demais. Avalie: se não cuidam bem do próprio ambiente de trabalho, podem não se importar muito com o seu carro, não acha?
Além da limpeza da oficina ser importante para evitar danos de componentes delicados do seu câmbio, ela também pode significar um cuidado melhor com o seu veículo enquanto ele estiver por lá.
Em oficinas que são referência nesse quesito, são utilizadas proteções como capas para volante, na alavancas de freio de mão e também na de câmbio, para não sujar com graxa ou óleo.
Resumo das 10 dicas:
Estas foram nossas dicas para você se sentir seguro e um passo a passo para escolher a melhor oficina para o reparo do seu automático. Relembre abaixo:
- Pergunte ao redor
- Teste o serviço antes de uma emergência
- Não escolha com base apenas no preço
- Verifique comentários on-line
- Jogue 20 perguntas
- Solicite orçamento por escrito em mais de uma oficina mecânica de câmbio automático
- Peça que te expliquem até que você entenda
- Equipamentos especializados em carros automáticos
- Organização da oficina mecânica de câmbio automático
- Limpeza da oficina e cuidados com a conservação dos veículos
>>> Confira o a Parte 1 deste artigo, que apresenta as dicas de 01 a 05
Webserie em vídeo: significado das letras do câmbio automático
Para ajudar a complementar seu aprendizado, criamos uma webserie em vídeo, em parceria com o Professor Donofre, do canal Tração Automática, do YouTube. Nela, explicamos detalhadamente o significado e a função das letras. Para cada uma, publicamos um artigo e uma aula em vídeo com linguagem fácil e com acesso grátis. Veja agora!
Aprenda mais com nosso eBook grátis
Agora que você sabe mais como escolher mecânica de câmbio automático, acesse nosso eBook gratuito para saber muito mais sobre como identificar problemas e realizar manutenção preventiva no seu automóvel com câmbio automático. Baixe o seu eBook agora mesmo!
Acompanhe nossas dicas e compartilhe!