Ep 1 – Como fazer o uso racional das posições da alavanca do câmbio automático? Posição P

12/09/2022
Tração Positiva
meucambioautomatico-posicao-p

Saber como usar as posições da alavanca do câmbio automático deve ser seu primeiro passo para quem quer ser um bom condutor: mesmo que nunca tenha visto um de perto. Sair dirigindo sem ter esse preparo teórico prévio pode trazer sérios riscos.

>>> Confira nesse post-aula quem são os profissionais habilitados a fazer troca de fluido de câmbios automáticos

Além da possibilidade de ocasionar acidentes ao acionar erroneamente as posições da alavanca do câmbio (posições de parar o veículo ou engatar a ré, por exemplo), condutores inexperientes ainda podem causar danos caros de recuperar na caixa do câmbio automático ao não tomarem conhecimento prévio das funções de cada posição do câmbio.

Para ajudar quem é (ou sonha ser) condutor de carros automáticos e ainda tem muitas dúvidas sobre o funcionamento e a manutenção deste tipo de veículo, criamos este quadro especial em parceria com Donofre, do canal de YouTube Tração Positiva, estamos abordando as principais dúvidas, com perguntas e respostas sobre o tema.

Aprenda mais sobre o uso correto das posições da alavanca do câmbio neste artigo. E fique de olho na nossa coluna do Portal MCA para ter acesso a mais conteúdos como este! 

Confira esse conteúdo sobre Posições da alavanca do Câmbio Automático em vídeo

Para entender melhor, confira também esse mesmo conteúdo sendo explicado em vídeo-aula e beneficie-se com toda a didática do professor Donofre!

Posições da Alavanca do Câmbio Automático

“Como assim trocar as marchas do automático? Se eu quisesse ficar trocando marchas compraria um carro com câmbio manual.” Já ouviu alguém falando assim?

Muitas pessoas que não conhecem direito o funcionamento de carros automáticos, pensam que não é necessário fazer a troca de marchas manual em momento algum. Mas quem já dirigiu um sabe: não é bem assim!

Isso porque a engenharia ainda não consegue resolver eletronicamente todas as situações que possam nos atender no momento de dirigir. Ainda não é possível alcançar assertividade total na tração correta do veículo ou na redução adequada das marchas para todas as situações de uso.

Para ajudar você a entender e aplicar melhor isso na sua condução, trazemos ao ar esta web série especificamente dedicada ao uso das posições da alavanca do câmbio automático de forma racional.

Qual é a forma correta de uso da posição P na alavanca do câmbio automático?

O P é a  primeira posição de um câmbio automático. E, diferente do que muitos pensam, não se trata de um freio de estacionamento.

Por esta confusão, muitos proprietários de carros automáticos negligenciam a regulagem do freio de estacionamento – também conhecido como freio de mão. 

Mas, na verdade, a posição P é apenas uma segurança da caixa automática. Caso falhe o freio de estacionamento, esta segurança de reforço está lá, presente. Mas isso não significa que ela substitui o uso do freio de estacionamento (de mão).

A posição Park  é uma trava mecânica superdimensionada que vai dentro da caixa, travando o eixo de saída que vai para as rodas, contemplando peças como homocinética, cardan, entre outros.

Como usar a posição Park de maneira racional? 

Imagine que você está dirigindo um carro automático normalmente, com o veículo a posição D (Drive) engatada. Para pará-lo, você primeiro vai usar o freio de serviço (freio de pé). Assim que o carro parar, você deve acionar o freio de estacionamento (de mão), e após colocar a posição da alavanca no N (Neutro), para se certificar que o seu veículo está totalmente parado. Então, apenas após isso, é que você deve aplicar a posição P (Park).  

Quando é acionada a posição Park – há uma alavanca que encaixa no vão de dentes de uma engrenagem. Porém, mesmo quando a alavanca fica fora do vão, ela desliza e faz o encaixe, caso falte o freio de estacionamento. 

Dicas Finais:

  1. Quando você estiver num aclive ou num declive estacionado, ao usar corretamente o freio de estacionamento (de mão), você evitará sentir desconforto para tirar o carro da posição P (Park) – o câmbio pode ficar muito duro,  praticamente travado.
  2. Ainda há muitos veículos rodando nas ruas, em modelos que ainda precisam do ajuste manual do freio de estacionamento –  e há muitos condutores negligenciando isso. Observe o modelo do seu veículo e certifique-se que esta importante manutenção esteja em dia no seu veículo, para evitar  sérios acidentes! 

Pessoal, espero que tenha sido clara a explicação que trouxe sobre o uso racional da posição P. Mas caso tenha qualquer dúvida, pode adicionar nos comentários que nossa comunidade de apaixonados por automáticos terá prazer em compartilhar o que sabe!

Enquanto isso vamos continuar aqui, tracionando, na parceria entre a Tração Positiva e o Meu Câmbio Automático

Este é o primeiro capítulo da nossa web série sobre  posições da alavanca do câmbio e  hoje falamos da posição P.  A próxima posição sobre a qual falaremos será a R – de Reverse. Fique de olho! Valeu, até a próxima.

 ——————————————————————————————————

Sobre o autor

Donofre é reparador, instrutor e estudioso de transmissões automáticas, com mais de 20 anos de expertise no segmento. Há 6 anos criou seu canal no YouTube, chamado Tração Positiva, onde produz e compartilha muito conteúdo de qualidade sobre cuidados e reparos com câmbios automáticos.