Tendências: Versão Japonesa do Toyota Corolla 2023 com Design Renovado, Motor Híbrido, Flex e Câmbio CVT 

11/10/2022
Mercado $$, Uncategorized
Toyota Corolla 2023

Na última semana de setembro (2022), a o novo Toyota Corolla foi apresentado no Japão. O esportivo, que tem versões Sedan, Perua e Hatch, além de ter passado por um facelift caprichado, de meia vida. Além do  design renovado, tanto na  versão japonesa, quanto na europeia,  também ganhou motor híbrido flex, com muito mais potência, e câmbio CVT. 

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

Toyota Corolla 2023: Motor Híbrido e Flex e Mais Potente

Uma das principais novidades foi a adoção de um conjunto híbrido mais potente, com o upgrade de 122 para 140 cavalos. Isso garante aumento da potência combinada, uma vez que o  pico de torque é o motor elétrico, com crescimento de 72 para 95 cv e de 16,6 para 18,9 kgfm. 

Sendo assim o propulsor 1.8 quatro-cilindros 16V a combustão de ciclo Atkinson permanecem os mesmos da versão atual. Porém, agora contando também com a modalidade flex: preparado para receber tanto gasolina quanto etanol.

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

Câmbio Automático CVT (Transeixo Planetário)

O Corolla 2023/2024 continuará tendo o mesmo câmbio CVT, sendo o transeixo com planetários e contando com  gerenciamento eletrônico de força entre os dois motores. Isso garante a funcionalidade como uma caixa continuamente variável. 

Câmbio CVT significa Continuously Variable Transmission (Transmissão Continuamente Variável). Ao contrário dos modelos tradicionais de câmbio automático,  o CVT não tem grande quantidade de  engrenagens e pequenos componentes, o que torna sua construção simples, e sua duração prolongada. Seu funcionamento resume-se basicamente à existência de duas polias, uma fixa e outra variável, que trabalham em conjunto com uma correia metálica. 

Na prática, o que muda na condução é o fato de não existir um número de marchas – elas simplesmente vão se alongando progressivamente,  ao invés de mudarem de uma de uma engrenagem para outra. 

>> Saiba mais sobre o Câmbio CVT neste outro artigo do nosso blog:
Câmbio CVT – o que é e como funciona?

Quanto à performance do Corolla, como seu motor  elétrico agora é mais forte, o consumo deve ser ainda mais rentável. Em solo japonês o rendimento chega a 30,2 km/l.

A versão 2.0 Dynamic Force, por sua vez, irá continuar com 169/177 cv (G/E) e 21,4 kgfm. Nesta versão o câmbio CVT vai com engrenagem mecânica para a primeira marcha. 

De cara nova:  o que muda no Design do Toyota Corolla 2023?

Por hora, estão circulando na internet imagens da versão europeia. Nela, por fora, o Corolla trará uma nova grade inferior abandonando as barras horizontais e entrando com um novo formato, em  desenho de colmeia. Mudou também a aparência das rodas de liga leve e o suporte do farol de neblina ganha pequenos ajustes. A clássica traseira do Corolla, por sua vez, não terá alterações. 

Motor híbrido flex será atualizado para entregar 18 cv a mais do que hoje e, com isso, ganhará elasticidade para beber ainda menos

Já por dentro há muitas novidades. No painel há um acabamento com “sensação de profundidade e apelo tátil”. A central multimídia, por sua vez, traz uma tela antirreflexo com  10,5 polegadas garantindo boa visibilidade em qualquer situação de luz.