Misterioso SUV Compacto da Renault é flagrado pelas ruas no Brasil. Seria uma versão do Dacia?
Recentemente, um novo SUV compacto foi flagrado em testes, rodando pelas ruas de São José dos Pinhais (PR), onde fica situada a fábrica da Renault no Brasil.
Tratam-se de testes para o próximo lançamento da francesa no mercado brasileiro, que substituirá o atual Stepway, uma vez que a nova geração do Sandero, juntamente com a do sedã Logan, por hora saíram de linha no país.
As imagens foram capturadas por Felipe Suonski (@gessnermotors), e nelas há visão completa da traseira do SUV.
O mesmo modelo foi visto na Europa, e por lá trata-se do Novo Dacia Stepway. Nos testes secretos flagrados por aqui, no entanto, há diferença tanto no design frontal quanto traseiro, indicando a possibilidade de um crossover – ou seja: um novo carro herdando muitos elementos de outro modelo.
Diferente do esperado, parece que no Brasil ele não seguirá o design do Dacia europeu, tendo leves diferenças, principalmente nas lanternas traseiras. O lançamento oficial está previsto para meados de 2023.
Motor Turbo Flex e Câmbio CVT
Segundo a fabricante, o lançamento virá com motor 1.0 turbo flex e o câmbio será automático do tipo CVT Xtronic, permitindo o veículo rodar com torque em baixa e gerando muita economia e conforto ao condutor.
Embora ainda não haja mais especificações técnicas disponíveis, estima-se que o motor alcance 120 cv de potência. Isso porque na Europa esse motor chega a 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Mas a tecnologia flex vai promover ainda mais ganho com o uso do etanol.
O novo SUV compacto faz parte dos cinco modelos que usam a mesma plataforma usada nos modelos Duster, Oroch e Bigster.
Trata-se da plataforma CMF-B, cuja tecnologia possibilita a eletrificação do veículo, o que abre possibilidade também para versão elétrica do “Novo SUV”, cujo nome ainda aguardamos para descobrir.
Lançamento alinhado ao novo posicionamento da Renault
Este lançamento está alinhado ao novo posicionamento da Renault, reduzindo sua participação no mercado dos populares e apostando em modelos premium, com alto valor agregado.
Nessa linha, o aposentado Sandero daria lugar ao “Novo Stepway” e o Logan seria substituído pelo Taliant X . Dessa forma, a montadora consegue elevar seus preços e alcançar melhores margens na operação nacional brasileira.