A bomba de óleo e o corpo de válvulas: saiba mais sobre o coração e o cérebro, os 2 órgãos mais importantes do do seu câmbio automático!

14/06/2020
S.O.S - Manutenção
corpo de valvulas

Conheça mais sobre o corpo de válvulas e a bomba de óleo: duas peças essenciais para o bom funcionamento do cambio automático, que merecem especiais atenção e cuidados

Coração e cérebro, como assim? Embora curiosa, a analogia utilizada no título deste artigo está correta, O corpo de válvulas trata-se do centro de controle da caixa de velocidades automática. Ou seja: é a peça inteligente que faz o carro andar na marcha certa, de acordo com sua velocidade. Já a bomba de óleo do câmbio automático funciona como se fosse um coração, pois produzindo a pressão necessária para o óleo passar pelos componentes certos da transmissão.  

Mas, não se limite a matar superficialmente sua curiosidade. Há muito mais informações importantes para você descobrir sobre essas peças tão importantes do seu câmbio automático!  Siga sua leitura e acompanhe mais detalhes ao longo do artigo que a MCA preparou especialmente para você! 

Picture showing muscular car service worker repairing vehicle.

A bomba de óleo do câmbio automático

A bomba de óleo do câmbio automático (que não deve ser confundida com o elemento da bomba dentro do conversor de torque) é responsável por produzir toda a pressão do óleo necessária na transmissão. A bomba de óleo é montada na frente da caixa de transmissão e é conectada diretamente ao cubo da carcaça do conversor de torque.

Como a carcaça do conversor de torque está diretamente conectada ao eixo de manivela do motor, a bomba produzirá pressão sempre que o motor estiver funcionando, desde que haja uma quantidade suficiente de fluido de transmissão disponível.

O óleo entra na bomba através de um filtro localizado na parte inferior do cárter da transmissão e sobe um tubo de captação diretamente para a bomba de óleo. O óleo é então enviado sob pressão para o regulador de pressão, o corpo de válvulas e o restante dos componentes, conforme necessário.

corpo de valvulas

Corpo de válvulas da transmissão automática

O corpo de válvulas é o centro de controle da caixa de velocidades automática.

O corpo de válvulas contém um labirinto de canais e passagens que direcionam o fluido hidráulico para as inúmeras válvulas que ativam o pacote de embreagem ou o servo de banda apropriado para passar suavemente para a marcha apropriada para cada situação de direção. Cada uma das muitas válvulas no corpo de válvulas tem uma finalidade específica e é nomeada para essa função.

Por exemplo, a válvula de mudança de 2-3 ativa a segunda marcha para a terceira marcha ou a válvula de distribuição de 3-2, que determina quando uma redução de marcha deve ocorrer.

A válvula mais importante é a que você tem controle direto é a válvula manual. A válvula manual é conectada diretamente à alavanca de mudança de marchas e cobre e descobre várias passagens, dependendo da posição em que a mudança de marchas é colocada. Quando você coloca a troca de marchas no Drive, por exemplo, a válvula manual direciona o fluido para o conjunto de embreagem(s) que ativa a 1ª marcha.

Ele também é configurado para monitorar a velocidade do veículo e a posição do acelerador, para que possa determinar o tempo e a força ideais para o turno 1-2. Nas transmissões controladas por computador, você também terá solenóides elétricos montados no corpo da válvula para direcionar o fluido para os pacotes de embreagem ou faixas/cintas apropriados sob controle do computador para controlar com mais precisão os pontos de mudança.

E então, curtiu saber mais sobre a “anatomia” do seu câmbio automático? Dê o próximo passo e conheça o Guia Rápido e Prático do Condutor de Câmbio Automático: um eBook gratuito que ajudará você a aumentar a vida útil não apenas da bomba de óleo e do corpo de válvulas, mas do seu câmbio automático inteiro!