Você precisa de um radiador no seu câmbio automático?
O superaquecimento é como criptonita para seu câmbio automático. As transmissões funcionam melhor quando podem permanecer frias. No inverno, as transmissões podem demorar um pouco para aquecer. Mas o bloco do motor fica quente e isso pode aquecer a transmissão.
Além disso, existem problemas de transmissão que podem interromper os mecanismos de resfriamento normais da transmissão e superaquecer. Tudo isso levanta a questão: você precisa de um radiador de transmissão ?
Temperatura de transmissão
O fluido de transmissão tem a tarefa de regular a temperatura da transmissão e também de lubrificar partes dela. A faixa saudável de temperatura para o fluido de transmissão é de cerca de 71 a 93 graus Celsius.
Se o seu fluido de transmissão exceder essa temperatura, ele começará a queimar. Isto é mau. Não apenas o fluido queimado pode não resfriar efetivamente sua transmissão, como também pode danificá-la ativamente, mesmo depois de esfriar.
Claramente, superaquecer sua transmissão e, portanto, seu fluido de transmissão, é algo a ser evitado. Mas como você pode evitá-lo? Bem, a maioria das transmissões ao operar em condições normais não excederá esse intervalo. Mas uma transmissão com defeito? Não há como dizer.
É por isso que você deve inspecionar sua transmissão à primeira vista de problemas. Não deixe que vazamentos, zumbidos ou trituração sejam ignorados. Leve o seu veículo a uma oficina de reparo assim que notar algum problema. Além disso, não force demais a sua transmissão. Dirija com responsabilidade e facilidade.
Radiadores de transmissão para câmbio automático
Se você dirige uma picape ou outra forma de veículo para o trabalho que envolve reboque, corre o risco de superaquecer sua transmissão, se rebocar cargas pesadas acima do peso indicado no manual do veículo. Da mesma forma, se você estiver planejando uma longa viagem com muitas coisas no seu carro, também poderá correr o risco de superaquecer sua transmissão. Fique de olho neste item.
Não sendo uma eventualidade, nesses casos, conforme descrito acima, você deve considerar a instalação de um radiador. Um refrigerador de transmissão é um componente que atua resfriando o fluido aquecido que é enviado através dele, usando o ar que flui sobre as aletas do resfriador. O líquido resfriado é então enviado de volta para a transmissão em um loop contínuo.
Instalação de radiadores de transmissão
A escolha de onde instalar o seu radiador de transmissão também é complicada. Sua mecânica de confiança, e especializada em câmbio, sempre, deverá colocá-lo em qualquer lugar que encontrar espaço, contanto que ocorra fluxo de ar fundamentalmente no local.
Refrigeradores de transmissão não são tamanho padrão. Existem diferentes tipos e tamanhos de resfriadores de transmissão para diferentes tipos de transmissão e diferentes tamanhos de veículo. A classificação de peso bruto do seu veículo é essencial para determinar que tipo de radiador de transmissão você precisa.
O fato é que sempre irá passar pelas mãos de um especialista a avaliação da necessidade e, até mesmo, a possibilidade da exigência de mais de um resfriador de transmissão para uso em serviços extremamente pesados, por exemplo. Antes de mais nada, recomendamos que sempre converse com seu reparador para analisar se o seu veículo precisa ou não de um radiador de transmissão, e lembre-se sempre de manter totalmente em dia as revisões e manutenções preventivas para a boa vida útil do seu câmbio.