Ep 4 – Como fazer o uso racional das posições da alavanca do câmbio automático? Posição D
Você sabe usar corretamente a posição D no seu câmbio automático? Por mais que a utilização seja bem simples e intuitiva, requer alguns cuidados especiais, os quais explicaremos em detalhes aqui neste artigo.
Aqui no Portal MCA, abordamos tudo o que você precisa saber sobre o seu veículo que tem um Câmbio Automático, seja ele um Câmbio CVT, Câmbio DSG ou um modelo Automatizado como I-Motion, Dualogic, Easytronic, Easy-R.
Para ajudar quem é (ou sonha ser) condutor de carros automáticos a entender direitinho funcionamento e a manutenção deste tipo de veículo, criamos o quadro Tração Positiva no Portal MCA, em parceria com o renomado Professor Donofre, que nos ajuda com vídeos didáticos e explicativos. Já deu uma conferida neles no nosso canal do YouTube?
Dentro do quadro Tração Positiva, estamos trabalhando uma websérie especial sobre as posições do câmbio automático. O objetivo deste conteúdo é elucidar, vai tirar dúvidas, não só sobre o câmbio que tem o engate automático através de pressão hidráulica.
Confira esse conteúdo sobre Posições do Câmbio Automático em vídeo
Para entender melhor, confira também esse mesmo conteúdo sendo explicado em vídeo-aula e beneficie-se com toda a didática do professor Donofre!
Alavanca do Câmbio Automático – Posição D (Drive)
Normalmente, quando você pede informações sobre como conduzir um carro automático, ouve que “basta colocar na posição Drive e dirigir”. É isso que o pessoal vai te falar, coloca no drive e pode dirigir. De fato, nessa posição a transmissão faz automaticamente as trocas das marchas, tanto as ascendentes quanto as descendentes.
Quando você dá a partida, com o câmbio na posição D, ele inicia o movimento do veículo nas marchas menores, dando a tração de arrancada. E, conforme o veículo vai desenvolvendo, as marchas automaticamente vão sendo aumentadas.
Da mesma forma ocorre quando é necessário reduzir a velocidade do veículo. Quando você está em alta velocidade e vai reduzindo, automaticamente a transmissão vai escalonando as marchas – sem você precisar mudar manualmente a posição da alavanca.
Quem faz isso é o próprio sistema do câmbio automático, por meio do sensor automático de velocidade, que capta os sinais transmitidos a partir da exigência do condutor ao pisar no pedal do acelerador.
Eu piso fundo e o câmbio automático demora para aumentar as marchas – e agora?
Nesse contexto, uma das dúvidas mais comuns é sobre a demora para o veículo trocar a marcha, mesmo quando o condutor pressiona bastante o acelerador. Na verdade, essa demora é totalmente normal.
Quando pisamos no acelerador, o TPS, sensor de posição de borboleta (às vezes chamado de potenciômetro), também manda uma informação para o módulo, solicitando mais carga.
Então, o gerenciamento inteligente, entre motor e câmbio, mantém naquela marcha para que se consiga, realmente, ter mais torque. Assim, quando o condutor aliviar o pé, o câmbio passa para a próxima marcha.
Mas entenda, funciona assim quando o carro está em desenvolvimento – crescendo em velocidade. Quando você já está em uma velocidade constante e pisa forte, exigindo mais do acelerador, ocorre o comportamento chamado KickDown, que pode reduzir uma ou até duas marchas, garantindo o torque necessário para o veículo alcançar a velocidade que o condutor está pedindo.
Então fica a dica para você poder utilizar de uma forma inteligente e confortável o seu câmbio automático.
————————————————————————————————–
Sobre o autor
Donofre é reparador, instrutor e estudioso de transmissões automáticas, com mais de 20 anos de expertise no segmento. Há 6 anos criou seu canal no YouTube, chamado Tração Positiva, onde produz e compartilha muito conteúdo de qualidade sobre cuidados e reparos com câmbios automáticos.