Peugeot 208: finalmente vem aí o combo 1.0 turbo flex com câmbio CVT  

12/01/2023
Mercado $$
Peugeot 208

Menos de nove meses após o lançamento do Peugeot 208 2023, a expectativa agora está voltada para a linha 2024, que deve ser anunciada pela montadora francesa ainda no primeiro semestre de 2023.

E o motivo é a tão aguardada combinação entre o motor 1.0 Turbo (GSE Flex) e o câmbio automático CVT, que já tinha sido apresentada em 2019 no Salão de Genebra e chegou ao Brasil em 2021 com o Fiat Pulse.

Após a fusão entre a FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e a PSA Group (de Peugeot e Citröen) também em 2021, que deu origem à Stellantis e colocou Fiat e Peugeot na mesma família, esperava-se que ao menos a Griffe, a versão top de linha do 208, já aderisse à configuração. Mas, para decepção de muitos, ainda não foi desta vez que a francesa abriu mão do 1.6.

Mas antes de falarmos dos rumores para o lançamento da linha 2024, conheça um pouco mais sobre o Peugeot 208 atual

Peugeot 208 2023 agrada pela economia e design

Vale lembrar que as versões de entrada do modelo atual, Like e Style, contam com motor 1.0 Firefly Flex de 3 cilindros, o que tem sido muito elogiado no segmento, por se equiparar tecnicamente a outros veículos de entrada. Porém, com mais equipamentos de série e preço mais atrativo.

Quanto à performance, as versões básicas do hatch atual chegam a 75 cv (Etanol) com Torque de 10,7 kgfm a 3.500 rpm ou 71cv (Gasolina) com Torque de 10 kgfm a 3.250 rpm.

As versões intermediárias e de topo, Active, Allure e Griffe, mantiveram motores 1.6 no modelo 2023, mas compensam pela comodidade do novo câmbio automático, com 6 velocidades.

Estas chegam a 118 cv (Etanol), com Torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm ou 115 cv (Gasolina) com Torque de 15,4 kgfm a 4.000 rpm.

Economia

Com referência na versão Style, o consumo de combustível também é um fator positivo sobre o 208.

Na cidade, o consumo médio fica em 10 km/l com etanol ou 14,7 km/l com gasolina. Já na estrada, 11,3 km/l com etanol e chega a 16,3 km/l com gasolina.

Novidades no Design

Na parte exterior do veículo, estão disponíveis dois itens de série para todas as versões do Peugeot 208: a nova cor Cinza Artense, que chama a atenção pelo brilho e elegância, e a imponente iluminação DRL (luz de rodagem diurna, que se assemelha a dentes de sabre) em LED.

Os faróis Full LED também entram como itens de série nas versões a partir da Style.

Internamente, diversas novidades chamam a atenção. A começar pela maior Central Multimídia do mercado, com tela de 13”, que permite conexão Wi-Fi com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, ar-condicionado digital, carregador de smartphone por indução, sensor de estacionamento, câmera de ré 180º são outras comodidades do hatch.

Agora, será que finalmente veremos o melhor dos dois mundos, o motor 1.0 Turbo Flex e o câmbio CVT, no próximo lançamento do Peugeot 208?

Tudo indica que sim.

>> Quer saber tudo sobre câmbio automático CVT?
Baixe Grátis AQUI: Guia Rápido Manual do Condutor de Câmbio Automático

O que esperar do casamento entre motor 1.0 Turbo Flex e o câmbio automático CVT na linha 2024

Como mencionamos anteriormente, esta combinação já existe em alguns modelos da Fiat e, com base em alguns rumores do mercado, conseguimos chegar a algumas estimativas.

A primeira é que esta configuração será exclusiva da versão mais completa – e mais cara – do 208, a Griffe.

Entre os maiores ganhos está a performance que o veículo irá atingir: de 118 cv para incríveis 130 cv de potência com Etanol, por exemplo.

Tudo isso, com a vantagem do câmbio automático do tipo CVT, que passa de 6 para até 7 marchas simuladas.

>> Ainda tem dificuldade com câmbio automático CVT?
Baixe Grátis AQUI: Guia Rápido Manual do Condutor de Câmbio Automático
(https://conteudo.meucambioautomatico.com.br/ebook-guia-rapido-do-condutor-cambio-automatico)

De maneira geral, se tudo isso se concretizar, é possível que o Peugeot 208 2024 seja considerado um dos veículos de melhor custo-benefício, tanto pelos itens de série e equipamentos, quanto pelo excelente desempenho em potência e pelo baixo custo de aquisição e manutenção.

Agora conta pra gente, qual a sua expectativa para o lançamento do Peugeot 208 2024?

Receba as novidades do mundo automotivo e câmbio CVT em primeira mão! Cadastre na newsletter do Meu Câmbio Automático! É grátis!

TAGS