Procurando peças para câmbio automático? Confira essas 7 dicas para encontrar os melhores fornecedores na internet

19/08/2022
Mercado $$, S.O.S - Manutenção
peças para câmbio automático

Hoje em dia procurar peças para câmbio automático não é mais uma tarefa tão complicada. A internet permite encontrar fornecedores, comparar preços e encontrar produtos com apenas alguns cliques.

Mas compras pela internet também exigem precauções específicas, e não é diferente com peças para o conserto do seu câmbio automático. É importante tomar certos cuidados na hora da compra, evitando dores de cabeça e lojas de procedência duvidosa, comprando produtos seguros e poupando principalmente seu bolso.

Para te ajudar a encontrar os melhores fornecedores online na hora de buscar peças para reparo do seu carro automático, preparamos este artigo com 7 dicas que você precisa conhecer! Confira!

O mercado de peças para câmbio automático na internet

Sim, o mercado de reposição de peças para câmbios automáticos no Brasil é antigo. Há mais de 50 anos já existem distribuidoras e lojas especializadas no assunto, apesar da tecnologia parecer relativamente nova para muitos. O fato é que este mercado é extremamente especializado e segmentado de difíceis entrantes, você certamente não verá a cada esquina uma nova autopeças que fornece uma grande linha de produtos para câmbios automáticos, pelo menos não por enquanto.

Praticamente todo o material é fabricado e importado de fora do Brasil e o custo de estoque para o negócio extremamente elevado, agregando-se a dificuldade técnica de identificação dos produtos devido ao grande número de modelos e versões de transmissões automáticas rodando no nosso País.

Porém, a internet trouxe consigo uma revolução não só no jeito que compramos, pesquisamos e vivemos o consumo. Barreiras como a informação, a distância entre consumidor e loja física deixaram de existir, são inúmeras opções de lojas, produtos e preços diferentes ao alcance do consumidor.

Assim como tantos outros produtos, o mercado de peças para câmbio automáticos também inicia uma forte migração para a internet (e-commerce, vendas online). Durante a pandemia, os canais de compras online multiplicaram-se e otimizaram serviços evitando deslocamentos desnecessários em tempos de isolamento social.

Nota-se um comportamento por parte do consumidor final (proprietário de carro) cada vez crescente na busca e aquisição das peças, o qual leva o reparo para a oficina mecânica executar o serviço. Na mesma linha, percebe-se um aumento considerável no número de lojas, fornecedores e transações comerciais no meio digital desta linha de produtos.

Comprar peças automotivas online combina comodidade e rapidez. A disponibilidade dos produtos não depende do estoque de lojas próximas a você, os preços podem ser facilmente comparados e geralmente as formas de pagamentos são facilitadas. Devido ao alto custo destes produtos estes benefícios tem chamado a atenção do consumidor.

No fim das contas, comprar online permite resolver problemas sem sair do conforto do seu lar e recebendo a peça no seu endereço com agilidade e tranquilidade.

Pontos de atenção para não cair em “roubadas” ao comprar peças para câmbio automático online

Hoje em dia o comércio eletrônico é um ambiente que conta com a presença de grandes empresas e marcas consolidadas, o que faz com que os sistemas de segurança e confiabilidade estejam em constante crescimento. A popularização desta modalidade, faz com que atualmente se encontrem produtos para seu câmbio automático até nos principais marketplaces do mercado, como Mercado Livre, Americanas, Casas Bahia, dentre outros. 

Entretanto, é sempre bom estar ciente de pontos de atenção para evitar golpes e decepções com produtos avariados, diferentes do anunciado, entregas fora do prazo necessário e principalmente a compra pelo item errado, fora de aplicação.

São cuidados aparentemente simples, mas que podem fazer toda diferença na experiência de compra. É preciso ter em mente canais de compras confiáveis e validados, conhecer o código da peça procurada para evitar custos com compras erradas, como se não bastasse a dor de cabeça do carro parado.

Por isto, se está decidido a adquirir produtos por conta própria, nós fortemente recomendamos minimamente o acompanhamento do seu mecânico da sua confiança para diagnosticar e indicar as peças necessárias para o conserto ou manutenção, bem como o fornecedor parceiro da preferência dele. Dessa forma é possível comprar a peça necessária em portais seguros e sem riscos de ser lesado, além de ter a garantia dos serviços previamente combinados.

Dicas para encontrar as melhores peças para câmbio automático na internet

1- Confira a Reputação da Loja

É importante escolher lojas que tenham uma boa reputação no comércio online. Esse é um processo bastante fácil, já que existem inúmeros sites de avaliação de empresas e portais como o Reclame aqui e o consumidor.gov que registram problemas de outros consumidores e a evolução de suas reclamações.

2- Verifique a descrição e a identificação do produto

Neste item vale mais uma vez o alerta especial: Há inúmeros modelos e versões de câmbios automáticos equipando a frota no Brasil. Não é incomum o histórico das próprias oficinas especializadas terem dificuldade de identificação para o reparo. No entanto, uma descrição detalhada do produto que informe a nomenclatura do modelo do seu câmbio, modelo e ano do veículo, podem diminuir as chances de você comprar uma peça que parece ser a que você precisa, mas não é. Fique de olho, consulte seu mecânico de confiança e se atente às informações de prazos de garantias e de devolução.

3-  Veja se a empresa fornece o CNPJ

Lojas virtuais não estão desobrigadas de deveres tributários. Portanto, precisam emitir notas fiscais, declarar imposto de renda e para isso necessitam estar inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ.

Caso você não encontre o CNPJ no site, pode buscar no site da Receita Federal.

4- Confira as opções de contato

Verificar as opções de contato com a empresa e o bom funcionamento do seu serviço de atendimento transmite segurança e confiabilidade. Por isso, veja se são disponibilizados telefone, endereço, páginas com formulário e e-mail. Aqui vai uma dica extra: boas empresas possuem vendas consultivas, fale com um vendedor para detalhar sua necessidade antes de finalizar a compra.

5-  Procure pelos selos de segurança

É costume de empresas preocupadas com a satisfação dos clientes a contratação de serviços de auditoria externa para validar a segurança do sistema da loja online. Dessa forma, são gerados selos que garantem e demonstram a segurança daquele ambiente virtual.

6-  Como identificar uma peça falsa da original?

Ao receber uma mercadoria original de fábrica, por exemplo, é preciso atenção em detalhes para confirmar se a peça não é falsa. Confira números de série e características que podem selar a procedência do produto. Alguns itens podem ter certificações de qualidade que a peça carrega, por exemplo:

7- Números de série, certificações, embalagem e dados técnicos

Mesmo que o fornecedor transmita confiança no seu site, com selos e boa aprovação, ao receber a peça é necessário conferir as características técnicas do produto antes da aplicação. Confira medidas, novamente o código do produto e até mesmo o estado da embalagem (amassada, remendada, violada). 

Esse processo de checagem deve ser feito pelo seu mecânico de confiança e é importante para o rápido reconhecimento de qualquer problema na peça, para assim pode acessar os canais de contato com agilidade para solicitar devoluções e garantias, caso necessário.

Aprenda mais com nosso eBook Grátis

Cuidar do seu câmbio automático, saber as manutenções necessárias e ter conhecimento técnico sobre peças e processos de reparo e cuidado são aspectos importantes para driblar transtornos e cuidar bem do seu veículo.

Com nosso eBook Gratuito: Manual do Condutor de carro com câmbio automático você tem acesso a informações preciosas para identificar possíveis problemas antes mesmo que eles aconteçam. Evite a enxaqueca e preserve o seu bolso! Baixe o seu eBook agora mesmo!