Overdrive: O que é e como funciona no câmbio automático?

14/06/2020
Drive - Dicas
Overdrive

Você com certeza já ouviu falar em Overdrive quando o assunto é carro automático. É uma função que tem na alma a facilidade e o conforto que as transmissões automáticas proporcionam, juntamente com uma considerável economia de combustível e dos freios do veículo quando rodando em situações de uso severo.

O principal uso do Overdrive é durante viagens, principalmente aquelas com trechos de serra, que exigem maiores períodos do veículo rodando em marchas menores: tanto para dar conta das subidas, quanto trazendo mais segurança com o uso do freio motor nas descidas acentuadas.


Para ajudar você a fazer bom uso desse poderoso recurso, aproveitando melhor os bons momentos das suas viagens, criamos este artigo que explicará em detalhes o seu funcionamento. Boa leitura!

Overdrive

>>>> Leia também A pegada esportiva do Sentra CVT com a função OverDrive Off

O que é Overdrive?

Há muitas dúvidas sobre o uso do Overdrive. Entre as principais estão:
Ele deve ser usado em declives, como freio motor? Deve ser acionado somente em ultrapassagens? Deve ficar o tempo todo ativo, tanto na cidade quanto na estrada?

Bem, vamos começar entendendo sua função técnica. O Overdrive trata-se de uma caixa complementar que fica acoplada ao câmbio, transmitindo toda a força do motor direto para o Cardan (sem passar pelo câmbio). Quando você aciona o Overdrive, o giro do motor reduz, enquanto o do cardan aumenta de velocidade. 

O efeito do uso do Overdrive ativo no carro gera ganhos em considerável economia de combustível e redução de ruídos, tornando a viagem mais confortável.

Na prática, o Overdrive funciona como um gatilho limitador no uso das marchas do câmbio automático. Mantê-lo ativo, significa que o câmbio poderá usar todas as marchas livremente, conforme as necessidades identificadas pela inteligência do sistema de transmissão do veículo. Se for desativado, por sua vez, significa que serão usadas apenas as três primeiras marchas.

O botão para ativar e desativar fica posicionado na lateral da alavanca e, quando desativado,  fica sinalizado no painel como O/D Off (desligado). Ou seja: o modo padrão é o uso do Overdrive ativo (com o uso de todas as marchas do câmbio).

Quando ativar e quando desativar o Overdrive?

É possível conduzir o veículo em qualquer situação sem desativar o Overdrive. Contudo, pode ser muito vantajoso desativá-lo em algumas situações:

  • em subidas acentuadas, quando o câmbio pode ficar alterando automaticamente entre terceira e quarta marcha, conforme a velocidade média do veículo e a pressão no acelerador;
  • em descidas, gerando um freio motor e economizando o uso dos freios 


Por exemplo: ao ganhar rotação em uma subida, o câmbio automático avança uma marcha, mas logo reduz quando o carro começa a perder fôlego. E esse vaivém acontece durante todo o percurso íngreme, o que aumenta o consumo de combustível consideravelmente e acentua o desgaste dos componentes.

Ao desativar o Overdrive, o veículo tem velocidade e rotação limitada, podendo trabalhar melhor o giro do motor em circunstâncias que precisem da faixa de torque e potência.

No caso de descidas de serras, o Overdrive desligado contribui para que o freio-motor seja melhor explorado, poupando freios e garantindo a segurança da sua viagem.

Sobre economia de combustível: com o Overdrive ativo, as marchas passam a ser mais longas o possível dentro das características de cada veículo, o que auxilia você a manter a rotação mais baixa em aceleração constante.

É um movimento que aumenta a quilometragem percorrida com um litro de combustível por conta do esforço menor que o motor faz para seguir em velocidade de cruzeiro.

É uma baita mão na roda quando utilizado corretamente, certo?

Boas práticas com câmbios automáticos

Essa e outras dicas você encontra aqui, no Meu Câmbio Automático. Aliás: você já fez o download do nosso e-book com as melhores práticas de uso do câmbio automático?

Não perca tempo e acesse. É de graça! Clique aqui e descubra todas as maneiras que podem fazer você usar por muito tempo o câmbio automático do seu carro com segurança, qualidade e muita economia!