Kia Niro híbrido chega ao Brasil com transmissão 6 marchas Dual Clutch
Ansiosamente aguardado por muitos, o Kia Niro híbrido finalmente chega ao Brasil. Com início das vendas confirmadas para a primeira semana de outubro, os valores de venda vão partir de R$205 mil reais.
Segundo a fabricante, o Niro híbrido tem autonomia de 450 km, podendo rodar, desses, até 58 km em modo puramente elétrico. As médias de consumo alcançadas ficaram acima de 20 km/l em solo sul-coreano.
O SUV, embora compacto, tem força e performance. Vem equipado com um motor Kappa PE 1.6, à gasolina, aspirado e com injeção direta, de 106 cv e 14,6 kgfm. O propulsor a combustão ainda trabalha com um segundo motor, este elétrico, alimentado por bateria de íon-lítio, com 45 cv. A transmissão é automática Dual Clutch: com de seis marchas, gerando potência combinada de 141 cv, com torque de 27 kgfm a 4.000 rpm.
Entenda a transmissão Dual Clutch (de dupla embreagem)
A DCT (do inglês. Dual Clutch Transmission – Transmissão de Dupla Embreagem) é composta, como o próprio nome já diz, por duas embreagens. Cada uma é equipada com seu específico atuador, gerando melhor capacidade de resposta.
Diferente do câmbio automático convencional, que utiliza o conversor de torque para transmitir a potência do motor, na transmissão Dual Cluth as embreagens é que fazem este trabalho – tornando as trocas mais rápidas, suaves e confortáveis ao condutor.
No entanto, é importante ficar atento ao custo de manutenção, que fica mais alto. Por isso, é fundamental que os condutores mantenham as revisões e manutenções preventivas em dia, reduzindo custos de reparação e aumentando a vida útil da sua transmissão.
——————————————————————————————————
>>> Aprenda a economizar com a manutenção do seu câmbio automático e aumentar sua vida útil, nesta série de aulas gratuitas do Professor Donofre, do Canal Tração Positiva <<<
—————————————————————————————————–
Niro híbrido: Informações Técnica Complementares.
Consumo médio de 3.7 litros/100km, o Niro híbrido vai do 0 aos 100 km/h em apenas 11.5 segundos.
A suspensão dianteira é do tipo Independent McPherson, Coil Springs, Anti-roll bar. Já a traseira é do tipo Multilink, Coil Springs, Anti-roll bar.
Os pneus têm medidas 205 / 60 em jantes de 16 polegadas à frente e 205 / 60 em jantes de 16 polegadas atrás.
O sistema de freios do Niro híbrido tem Discos Ventilados: tanto à frente quanto na traseira.
Design Inovador
O Niro híbrido, além de todos seus atributos de força e potência, também surpreende muito na aparência. Segundo a própria Kia, é um SUV inspirado na natureza.
Possui 4,35 metros de comprimento, e tem seu design fora dos padrões da sua categoria. Na dianteira, apresenta grandes faróis em posição baixa e uma também grande abertura central.
Já na traseira, vem com lanternas esguias e posicionadas nas laterais e as luzes, como ré e seta, situam-se no para-choque.
No interior, todavia, a ousadia inovadora ficou de lado. O design apresenta linhas predominantemente horizontais e poucos comandos físicos – com um design bem elegante, porém conservador.
E você: o que achou da potência, da performance e da aparência do novo Niro híbrido?