Ep 2 – Posição R: Como fazer o uso racional das posições da alavanca do câmbio automático?

03/10/2022
Drive - Dicas, Tração Positiva
Posição R

Você sabe para que serve a Posição R em um carro automático? Se tem alguma dúvida, não deixe escapar a chance de saná-la rapidamente neste artigo!

Este conteúdo é parte de uma websérie especial que estamos trabalhando sobre todas as posições em um câmbio automático. Saber como usá-las corretamente é a lição de casa mais importante  para quem deseja ser um bom condutor: quer você já tenha um carro automático, ou ainda esteja planejando comprar um.  

>>> Confira aqui todos os episódios da Websérie e fique por dentro!

Dando andamento, hoje falaremos especificamente da posição R, com suas funções e os cuidados que você deve tomar ao utilizá-la, contando com uma aula mega especial do Donofre, do canal de YouTube Tração Positiva, que é parceiro do Portal Meu Câmbio Automático.

Confira esse conteúdo sobre Posições da alavanca do Câmbio Automático em vídeo

Para entender melhor, confira também esse mesmo conteúdo sendo explicado em vídeo-aula e beneficie-se com toda a didática do professor Donofre!

Posição R na Alavanca do Câmbio Automático

A posição R trata-se basicamente, da função Reverse – que é , que é justamente a marcha ré do carro. Embora a função seja básica e muito utilizada no cotidiano, é necessário ter alguns cuidados especiais. Para ajudar você a entendê-los melhor, vamos pontuar como a engenharia enxerga esta posição.

Comecemos considerando que o carro foi projetado para andar para frente. Então, para projetar a função da Ré, a engenharia desenhou o funcionamento exatamente ao contrário do que o projeto original. Ou seja: o carro estará andando numa posição inversa ao  uso original, o que é considerado uma condição de uso severo.

Entende-se por condição de uso severo todas as situações que geram desgaste excessivo de peças, do do óleo do motor, de combustível e do próprio câmbio automático. Assim, quando o carro roda muito tempo nessas condições, os cálculos de tempo e quilometragem médios para manutenção devem ser reduzidos. Logo, sempre que possível, essas condições de uso severo devem ser evitadas.   

São consideradas condições de uso severo:

  • percursos inferiores a 6km
  • estradas irregulares
  • aclives e declives muito acentuados
  • usar o câmbio muito tempo em marchas reduzidas, que exigem mais do motor – como no caso da posição R no câmbio automático

Porque a posição R exige mais do motor do carro automático?

O motor do carro automático  precisa de mais esforço quando você usa o Reverse, porque é necessária uma uma pressão adicional para inverter seu sentido original e andar para trás. 

A pressão normal de uma transmissão automática no modo D (Drive), que é a posição mais comum para trafegar em condições de uso normal, é de 60 a  80 psi (libras por polegada quadrada). Já no modo Reverse, a pressão sobe para a faixa de 210 a 240 psi. Ou seja: a força necessária quase triplica!

Sendo assim, para preservar a vida útil do seu câmbio automático e reduzir custos de manutenção, use o modo Reverse com consciência.

Curiosidade: Por que o Reverse mudou de posição em alguns câmbios automáticos?

Atualmente, na maioria dos câmbios, a sequência das posições é essa: P R N D. Mas, nem sempre foi assim.

Há um tempo atrás os câmbios da Europa eram meio divididos: existiam alguns veículos que usavam a sequência P N R D. O Reverse e o Driver ficavam mais próximos um do outro, possibilitando manobras mais rápidas.

Contudo, ocorreu  uma convenção que definiu, por segurança, que por padrão deveria ter a função Neutro entre o Reverse e o Drive, com o objetivo de evitar equívocos como o de engatar a Ré com o carro em movimento para frente – o que pode trazer sérios danos não apenas ao câmbio automático, mas também ao motor do veículo. 

Nunca mude da posição R para a posição D sem que o carro esteja totalmente parado

Conforme vimos no texto acima, os riscos dessa manobra são tão grandes que mudaram o padrão de ordem das posições de alguns modelos de câmbio! 

Por mais que pareça ser um equívoco difícil de cometer, no dia a dia esse é um erro muito comum e que causa muitos reparos de alto custo em câmbios automáticos. Por isso, fique bem atento e nunca esqueça:

Jamais mude a posição da alavanca de (R) para (D) antes do carro estar totalmente parado!

Independentemente do modelo de câmbio, marca, modelo ou idade do seu carro, apenas ao conseguir evitar este equívoco você estará prolongando muito  a vida útil de seu carro.

——————————————————————————————————

>>> Saiba mais lendo o artigo completo: Parar ou não o carro quando se passa de (R) para (D) no câmbio automático?

——————————————————————————————————

Por hora, vamos ficando por aqui. Este é o segundo capítulo da nossa websérie sobre  posições da alavanca do câmbio e  hoje falamos da posição R – Reverse.  A próxima posição sobre a qual falaremos será a N – de Neutro. Fique de olho! Valeu, até a próxima.

Sobre o autor

Donofre é reparador, instrutor e estudioso de transmissões automáticas, com mais de 20 anos de expertise no segmento. Há 6 anos criou seu canal no YouTube, chamado Tração Positiva, onde produz e compartilha muito conteúdo de qualidade sobre cuidados e reparos com câmbios automáticos.