2 dicas essenciais de como dirigir com câmbio automático

07/02/2022
Drive - Dicas
Como dirigir com cambio automatico

Há muitos motoristas que não sabem como dirigir com câmbio automático e, por vezes, perdem a oportunidade de guiar um carro com mais facilidade, conforto e eficiência.

Quem se acostumou com transmissões automáticas não quer mais voltar a pisar na embreagem a cada 20 segundos ou se preocupar com a faixa de giro ideal do motor. O anda e pára das grandes cidades acelerou essa transformação.

Tradicionais no mercado, as transmissões automáticas estão cada dia mais presentes entre os brasileiros. São carros com conversor de torque, CVT e outras modalidades que vieram para proporcionar mais tranquilidade para os motoristas.

Dados do primeiro semestre de 2021 mostram que mais da metade dos carros no Brasil têm transmissão automática. Segundo os números da Bright Consulting, 55,5% dos veículos de passeio e comerciais leves foram emplacados com câmbio automático.

Levando esses aspectos em conta, a gente resolveu ajudar quem está na procura pelo primeiro carro automático, ou que ainda não tem tanta experiência com esse tipo de câmbio. Acompanhe aqui, no Meu Câmbio Automático, as etapas essenciais para que você melhore as suas experiências e use o seu carro automático do jeito certo.

Para muitos pode parecer muito simples como dirigir com câmbio automático, mas há detalhes que podem causar dores de cabeça ao motorista.

Nas ruas: como dirigir com câmbio automático?

A primeira dica para dirigir bem um carro automático é: entender a funcionalidade de cada letrinha da transmissão. De modo simples e tomando como base uma transmissão tradicional, as siglas têm um significado muito importante:

  • P = Parking
  • R = Reverse
  • N = Neutral
  • D = Drive
  • 1 = Limitado em primeira
  • 2 = Limitado em segunda
  • 3 = Limitado em terceira

Após ligar o carro, pise no freio e mova a alavanca para a marcha desejada. Para engatar a marcha ré, nunca faça isso em movimento. Marchas opostas contam com sentido diferente das engrenagens e forçar o encaixe pode levar a uma quebra das peças.

A segunda dica é sobre: hora de estacionar. Garanta que o veículo esteja totalmente parado antes de selecionar o P, modo utilizado apenas para estacionamento. Ele deve ser engatado com o pé no freio e com o carro ainda ligado. Depois de puxar o freio de mão é que você deve desligar o veículo, evitando que o peso fique sobre as travas do câmbio.

Percebeu como o freio é importante? É porque este pedal faz com que o carro fique totalmente parado, melhorando a liberação dos pinos das travas para evitar quebras desnecessárias.

Para quem está iniciando, atente-se: em uma subida íngreme é importante utilizar as marchas 1 ou 2 para sair. Isso porque o carro fica limitado a essas duas velocidades e mantém o giro do motor mais alto, otimizando a subida ao diminuir trocas desnecessárias e melhorar a economia de combustível.

Agora que você sabe as principais dicas para dirigir o seu carro automático, que tal fazer o download do e-book que separamos exclusivamente para você?

É um guia completo e gratuito com as melhores práticas para quem ama carros automáticos poder economizar e ter a melhor experiência de direção. Clique aqui e baixe no seu dispositivo preferido o nosso guia.