Não sei dirigir carro automático. E agora? 5 dicas para te ajudar.
A princípio, dirigir carro automático parece ser tão fácil e prático que basta um toque e o automóvel anda. Mas na vida real, pode ser um pepino daqueles se você nunca manuseou o câmbio, ou nunca dirigiu um carro com esse tipo de sistema.
Apesar das muitas letras e instruções, operar um câmbio automático pode sim ser muito simples. Desde que você tenha o entendimento e cautela no aprendizado. Ele é mais prático e rápido que o câmbio manual, e como o próprio nome diz, automatiza todas as trocas de marcha sem a intervenção do motorista.
A preocupação principal no processo de quem dirige é apenas de acelerar, frear e guiar o volante.
Confira abaixo algumas dicas básicas para encarar o câmbio automático pela primeira vez e aproveitar as principais funcionalidades!
————————————————————————————————————————————————————————————————————
5 dias para te ajudar a dirigir um carro automático
1. Esqueça o pé esquerdo
Em primeiro lugar, o mais importante é adotar um novo hábito para substituir outro que pode já estar muito enraizado nos motoristas de carros manuais. Você tem que esquecer o pé esquerdo.
Isso, porque a mecânica em um carro automático apenas o pé direito exerce dois papeis simultâneos: acelerar e frear o veículo. Ter atenção total a esta questão é fundamental para evitar sustos ou até mesmo acidentes.
Ainda sobre o uso do pé direito, considere que um motorista casual, alguém que não atue profissionalmente nesta área, dificilmente terá a sensibilidade adequada para o uso do pé esquerdo no pedal do freio.
Por mais que este condutor esteja plenamente consciente, na maioria dos casos a força aplicada ao pedal é muito maior que o necessário. Assim, podem ocorrer frenagem bruscas que podem gerar situações de perigo no trânsito.
2. Ligando o veículo
Assim que ligar o carro automático, deixe seu o pé sobre freio e vá para a posição desejada na alavanca do câmbio.
3.. Aceleração Imediata Automática
Agora que já ligou o carro e posicionou a alavanca conforme o movimento desejado, vá aliviando o pé do freio para que o veículo. Observe que mesmo antes de começar a acionar o acelerador o carro irá começar a se locomover.
Isso porque uma das particularidades dos carros automáticos é a característica da aceleração imediata – recurso que é uma verdadeira mão na roa para realização de manobras e no anda-e-para do trânsito.
4. Trocando as marchas
Resumo sobre as letras e posições:
- Para a frente, D.
- Para trás, R.
- N para neutro (como o ponto morto do câmbio manual).
Para dirigir carro automático, após liberar o freio acelere conforme achar melhor, utilizando a alavanca nas posições D ou S, sem restrições.
Para as demais opções (L, 3, 2 ou 1), a caixa irá operar em marchas curtas, o que pode limitar o desempenho do veículo, forçar o motor e acabar elevando o consumo. Por isso essas posições devem ser usadas pontualmente em situações como:
- arrancadas com veículo carregado
- ladeiras íngremes e inclusive
- nos câmbios automáticos modernos, para informar ao câmbio que você necessita de reduções em descidas acentuadas
Quando o condutor usa o recurso das trocas manuais, dependendo do câmbio, a função escolhida pode ficar estagnada até que o condutor altere novamente, ou até que o recurso automático assuma a tarefa em função de alguma situação de risco.
5. A Importância da Aceleração nas Funções Automáticas
Ao dirigir carro automático, não é apenas o deslocamento imediato do veículo que ocorre automaticamente. Também há outros componentes que se conectam e cumprem, por automação, as funções que um motorista exige durante a condução com câmbio manual.
De acordo com a velocidade média do veículo e a pressão que seu pé fizer no pedal do acelerador, o câmbio automático entenderá o qual o próximo movimento provável do condutor e posicionará o veículo para a marcha adequada. Confira alguns exemplos:
Comportamento do Condutor | Comportamento do Câmbio Automático |
Acelerar o veículo intensamente de forma imediata | o câmbio entende que precisa de mais potência do motor (para uma saída rápida ou ultrapassagem, por exemplo) |
Pressionar o pedal do acelerador leve e gradativamente | câmbio troca as marchas de forma mais confortável para o condutor e até mais econômica |
Manter o pedal levemente pressionado em alguns regimes de trabalho, para longas distâncias | faz com que o câmbio automático mantenha marchas mais altas para reduzir o giro do propulsor e o consumo |
Movimento kickdown: pressionar o pedal do acelerador forte, até o final, por alguns segundos | o câmbio entrará automaticamente em marcha curta para dar a força necessária ao motor para manter a velocidade mesmo em subidas longas |
Também há reações automáticas no seu cambio quando o freio é usado com mais força, ou a inclinação de uma descida for acentuada demais. Geralmente nessas situações são reduzidas até duas ou mais marchas automaticamente. Tudo é indicado no painel do veículo – fique de olho.
Em caixas mais modernas há funcionamentos semelhantes ao da inteligência artificial, em que os hábitos do condutor são memorizados ao longo do tempo. Isso traz mais assertividade ao câmbio automático, que acabará respondendo mais rapidamente aos comandos do condutor.
——————————————————————————————————————————————————————————–
Qual o significado das letras para dirigir carro automático?
Todos os câmbios automáticos têm as chamadas posições universais, que são funções realizadas de acordo com a posição do câmbio. Elas são marcadas pelas letras P, R, N e D.
R – Vem de “reverse”. É a marcha a ré.
P – Vem de “parking”, que é estacionar. Usada quando o carro está parado e estacionado. Essa opção trava as rodas motrizes, simulando o que conhecemos como “deixar o carro engatado” quando desligado e estacionado.
D – Vem de “drive”, que é dirigir. É a opção usada para colocar o veículo em movimento.
Agora que já aprendeu tudo o que explicamos acima, finalmente chegou a hora de entender objetivamente como funciona dirigir carro automático na prática.
N – Vem de “neutral”, que é neutro. É o famoso “ponto morto”.
L – Vem de “low” ou marcha baixa. Esta posição está na quase totalidade de automáticos e deve ser usada em arrancadas com veículo carregado, ladeiras íngremes e inclusive, nos câmbios automáticos modernos, informar ao câmbio que você necessita de reduções em descidas acentuadas.
Usando a posição D no câmbio automático
Na maior parte do tempo, você irá dirigir o câmbio automático na posição D. É ela que faz o carro andar em qualquer velocidade. Ao colocar nessa posição, o carro começa a se movimentar assim que você tira o pé do freio e passa a ser regido pela força que o motorista coloca no acelerador.
É preciso cuidado para usar o D e não acelerar demais ou de menos, já que no câmbio manual a tendência é acelerar muito forte nas primeiras marchas e depois ir colocando menos força. O câmbio automático funciona mais ou menos como um câmbio manual de alta marcha.
Não freie com o pé esquerdo no carro automático
Como no carro com câmbio automático não há pedal de embreagem, um erro comum que os “novatos” em dirigir carro automático cometem é usar a perna esquerda para frear. Não faça isso! A perna esquerda tem menos sensibilidade do que a direita, e como o costume é pisar até o fundo na embreagem, seu uso poderia acarretar numa frenagem brusca, que pode causar acidentes.
O ideal é deixar a perna esquerda descansando e frear com a direita, como nos carros manuais.
Entendendo o “kickdown” no carro automático
Como o processo é mais suave que o câmbio manual, um carro com câmbio automático precisa de alguns sinais de que o motorista precisa de mais força no motor.
Conheça nosso Guia Gratuito!
Ufa, bastante conteúdo até aqui não é mesmo? Mas fique tranquilo pois na hora de por tudo em prática rapidamente você irá se habituar essa nova, prática e confortável forma de conduzir.
Vá treinando aos poucos em distâncias curtas e trajetos menos arriscados, até que todas as novas boas práticas sejam assimiladas como hábitos.
Aproveite e baixe nosso eBook Gratuito: Guia Rápido e Prático do Condutor de Câmbio Automático. Deixe ele salvo no seu celular e consulte. Assim, sempre que for dirigir um carro automático e surgir uma dúvida poderá esclarecer rapidamente