Como saber se um câmbio automático está ruim?
Muitos motoristas se preocupam em como saber se um câmbio automático está ruim? Afinal, manutenção preventiva é um cuidado importante, já que problemas com câmbio automático tendem a custar caro.
Hoje em dia, modelos com câmbio automático são muito populares no Brasil por se tratar de uma opção muito prática e confortável para o dia a dia do motorista. No entanto, é preciso estar sempre atento para agir com rapidez na identificação de sinais de problemas antes deles ficarem mais graves.
Atenção e manutenção preventiva são ótimos meios de não levar sustos no bolso e desfrutar do máximo conforto que o câmbio automático pode proporcionar na hora de dirigir.
A manutenção dos câmbios automáticos
Assim como qualquer outro dispositivo de um automóvel, o câmbio automático necessita de monitoramento e manutenção preventiva. Com o passar do tempo, mais quilometragem e desgaste no sistema do câmbio, os problemas podem aparecer e pegar de surpresa o motorista desavisado.
Tome como exemplo problemas com óleo baixo, entre os mais comuns nos modelos automáticos. Seus reparos de troca de óleo podem custar em média R$1.000, a depender do modelo e marca.
No entanto, negligenciar a troca do óleo no tempo certo, pode acarretar na avaria de peças importantes para o funcionamento do câmbio e bem mais caras, tais como o conversor de torque e o corpo de válvulas, podendo somar um custo até cinco vezes maior que a troca de óleo.
Bem como outras peças automotivas, o câmbio mostra sinais de pequenos problemas antes deles ficarem graves. Por isso é importante estar atento e se antecipar, já que nesse momento o reparo sai mais barato e as dores de cabeça são menores.
Após aprender como saber se um câmbio automático está ruim, considere ler:
>>>>> Câmbio automático: como usar cada função e o que faz você ‘pagar mico’.
Como saber se um câmbio automático está ruim
Assim como nosso corpo dá sinais de que algo está errado quando estamos adoecendo, também conseguimos aprender como saber se um câmbio automático está ruim, ele também indica quando algo errado está ocorrendo.
Confira os principais sintomas de que o câmbio automático vai dar problema.
- Trancos no câmbio
Trancos e solavancos no funcionamento do câmbio automático não devem ser vistos como comuns, o sistema automático é projetado para funcionar de forma suave e linear. Até é justificável em freadas bruscas e subidas, mas sua repetição em situações de condução calma é de se abrir o olho.
Esses problemas podem estar relacionados com componentes internos do sistema de transmissão (engrenagens, molas e rolamentos), sensores desregulados ou componentes desgastados.
O baixo fluido de transmissão ou utilização de fluido velho podem estar prejudicando a lubrificação da transmissão. É aconselhável verificar o nível de fluido, sua aparência e fazer uma visita à oficina.
- Câmbio Patinando
Esse é um problema que muitos motoristas já conhecem do câmbio manual. Aquela sensação de que as marchas estão “patinando”. Em carros automáticos isso não deve acontecer, sendo um sinal bastante sério de que algo está errado.
A causa desse problema pode estar com algum problema na pressão do óleo da transmissão ou nas molas da válvula reguladora. De qualquer forma é preciso procurar uma oficina imediatamente.
- Superaquecimento
Esse é um problema que pode ser identificado pelo olfato. Se o seu carro apresentar um cheiro diferente, forte ou que lembre queimado, vindo da região da alavanca do câmbio, provavelmente é um sinal de superaquecimento.
Trata-se de um problema grave, que pode ocorrer em viagens longas ou dias com temperatura muito elevada. Em qualquer dos casos, o ideal é estacionar imediatamente e deixar o carro esfriar. Após isso, leve-o até uma oficina para identificar o problema.
- Vazamentos
Vestígios de óleo e vazamentos na parte externa da caixa de câmbio são sinais claros de problemas no funcionamento do sistema de câmbio automático e requerem atenção imediata.
Em estágios mais avançados, o óleo do câmbio pode estar pingando até no chão. Por isso é recomendado conferir o lugar onde costuma estacionar o carro com certa frequência. Qualquer resquício de óleo é um sinal de alerta para você.
Aprenda mais com nosso eBook Grátis.
Agora que você tem as condições de como saber se um câmbio automático está ruim, não se dê por satisfeito e acesse nosso eBook gratuito para saber muito mais sobre como identificar problemas e realizar manutenção preventiva no seu automóvel com câmbio automático. Baixe o seu eBook agora mesmo!